Segundo o Departamento de Defesa dos Estados Unidos revelou hoje que já retomou o tráfego no aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, tomada pelos talibãs e de onde milhares de pessoas tentam escapar por temer represálias.
O Aeroporto Internacional Hamid Karzai teve suas pistas invadidas por milhares de pessoas tentando fugir do Afeganistão depois que Cabul foi tomada pelos talibãs no domingo.
Segundo o Notícias ao Minuto, o general Hank Taylor, do Pentágono, afirmou, por volta das 17:30 locais (23:30 de Moçambique), que “o tráfego no aeroporto está novamente aberto”.
O porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Ned Price, também garantiu que continuam a ser exploradas todas as opções para retirar os afegãos beneficiários do programa de visto especial e suas famílias.
Enquanto o tráfego retoma, mais países continuam a mandar aeronaves de repatriamentos a Cabul. Desta vez, foi a Espanha que enviou o primeiro avião das Forças Armadas de Espanha para a primeira fase de repatriamento do pessoal diplomático e de espanhóis que ainda permanecem no Afeganistão.
De acordo com o Notícias ao Minuto, na aeronave A400M viaja um destacamento de soldados do exército espanhol responsável pela operação de retirada de espanhóis, mas também de afegãos que colaboram há anos com Espanha.
“O pessoal da embaixada espanhola no Afeganistão, a Polícia encarregue pela segurança e os restantes espanhóis que se mantêm naquele país da Ásia Central encontram-se no aeroporto de Cabul à espera de serem repatriados”, escreve a imprensa internacional.
Ficha Técnica:
Apud: O País , por Naftal Ucucho, ed.17.08.2021
Edição: 17 de Agosto 2021
@TODOS DIREITOS RESERVADOS Á NAFTAL NEWS 24
0 Comentários