O Engenheiro Electrónico e de Telecomunicações e influenciador Digital Naftal Ucucho fala sobre o "futuro da educação em Moçambique, concedeu uma palestra Online via ZOOM MEETING, ontem dia 16 de Agosto do ano corrente num debate regional sobre o "FUTURO DA EDUCAÇÃO" ,onde ele deixou destacar os seguintes pontos sobre Moçambique.
1. Ensino Secundário Geral (ESG)
"Eu penso que a educação em Moçambique não tem sido muito eficaz e pedagógico no tange ao ensino e aprendizagem visto que a interação entre professor-aluno não produz resultados esperados pela MEDH, visto que há muitas reprovações e má qualidade de ensino"
Actualmente, vê nos Professores sem nenhuma pedagógia e nenhum método de ensino . Contudo é normal hoje em dia um jovem que está na 10ª classe não sabe ler nem escrever , e muito menos sabe falar a língua portuguesa.
2. No Ensino superior
Do princípio recorro- me as reflexões de Ngoenha nos instigaram a pensar o lugar de Samora Machel no contexto educacional: seria ele também um pedagogo? Todavia, sabemos que foi “Excelência”, “Presidente”, “Marechal”, “Camarada." No entanto, qual seria o seu lugar no pensamento pedagógico nacional e internacional? O engajamento desse presidente na educação remonta à luta pela independência. Nesse período, ele defendeu, " a educação e a cultura como prioridades a serviço das largas massas oprimidas e humilhadas pelo sistema de exploração colonialista."
Para ele, era imprescindível um combate enérgico contra o analfabetismo e contra os pensamentos obscuros e com teor de exploração do homem pelo homem. Machel via a escola como uma arma poderosa para essa peleja e como uma possibilidade de mobilização do potencial humano para o desenvolvimento e o progresso da sociedade.
Em suma Segundo Samora Machel definiu que , "A Educação é a chave para o povo tomar o poder". O conhecimento é fundamental para o desenvolvimento socio-económico e cultural de um país , sendo o primeiro Caminho a "Busca de conhecimento" (Educação).
Contudo, Podemos dizer que a Educação é um instrumento poderoso onde se busca o conhecimento e o sucesso.
Em Moçambique , hoje em dia vemos professores "PhDs" a exibir seus diplomas de passar em cada Universidade reprovar estudantes para se fazer sentir a sua imagem e Cargo.
Eu Naftal Ucucho, o meu apelo aos Professores "PhDs" é o seguinte:
a) "Queremos professores "PhDs" Mais proactivo em prol do desenvolvimento técnico-científico capazes de criar soluções mais eficazes para o bem estar do ensino.
b) Criação de Artigos científicos para maior inspiração por parte dos académicos e desafios ao futuro.
Por Naftal Ucucho, in " O FUTURO DA EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE" 1ªedição, Id.1292234,SOFALA-MOZAMBIQUE, ZOOM MEETING.
Ficha Técnica:
Autor: Naftal Ucucho
Edição : 1ª
Lema: "O FUTURO DA EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE"
@TODOS DIREITOS RESERVADOS Á NAFTAL NEWS 2021
0 Comentários